Obras incluíram substituição completa do telhado, pintura interna e externa, recuperação de espaços danificados e melhorias na iluminação do prédio
A Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul está finalizando uma reforma estrutural realizada para corrigir problemas no telhado e recuperar áreas internas afetadas por goteiras e infiltrações. Durante o período de execução dos serviços, as sessões ordinárias precisaram ser transferidas para outros espaços do município.
De acordo com o secretário do Poder Legislativo, Rômulo Luiz Schernikau, o telhado foi completamente refeito. Parte da estrutura original, como as tesouras, foi preservada, mas toda a cobertura antiga precisou ser substituída por uma nova, diante das condições em que se encontrava o prédio.
“A substituição do telhado era a medida mais urgente, porque já havia goteiras e infiltrações que causaram danos ao patrimônio da Câmara”, explicou.
Além da reforma no telhado, o prédio recebeu pintura interna e externa. Neste momento, restam apenas alguns ajustes de acabamento, além da limpeza e da reorganização dos ambientes.
A obra foi liberada recentemente, e a equipe trabalha agora para recolocar móveis, equipamentos e documentos em seus respectivos lugares, preparando o retorno das atividades no plenário.
Segundo Schernikau, os danos causados pela água atingiram diferentes setores da estrutura. Entre os espaços afetados estavam a galeria dos ex-presidentes, o painel localizado no plenário e o arquivo da instituição.
Parte dos documentos e de elementos internos também foi comprometida pelas infiltrações, o que reforçou a necessidade de uma intervenção mais ampla no prédio.
Conforme o secretário, a empresa responsável pela obra avaliou que o telhado estava em condições precárias e que a situação poderia representar risco tanto ao imóvel quanto às pessoas que utilizam o espaço. Por isso, a reforma foi tratada como uma prioridade pela administração do Legislativo.
Além das intervenções estruturais, a Câmara também instalou um novo letreiro com a identificação do Plenário Vereadora Dalvani e Roberta Lerman. O serviço estava previsto havia algum tempo e foi executado durante o período da reforma, aproveitando a mobilização de obras no local.
A iluminação interna também está recebendo atenção. Alguns pontos foram danificados e precisarão ser substituídos ou recuperados. Parte dessas melhorias depende de processo licitatório, o que pode ampliar o prazo para conclusão total dos ajustes. Mesmo assim, a expectativa é de que os serviços complementares avancem sem impedir o retorno das sessões ao prédio.
Outro espaço que deverá ser refeito é o painel dos ex-presidentes, que foi danificado pelas infiltrações. A Câmara também pretende instalar um novo painel com os nomes dos ex-vereadores do município. Já a Galeria Lilás será reconstruída, embora o formato final ainda esteja em avaliação pela administração do Legislativo.
Segundo Rômulo Luiz Schernikau, as melhorias complementares poderão ser executadas paralelamente à retomada das atividades no prédio. A intenção é reabrir o plenário para as sessões assim que a limpeza, a organização e os ajustes básicos estiverem concluídos, garantindo condições adequadas para o trabalho legislativo.
Durante a reforma, duas sessões foram realizadas fora da sede do Legislativo: uma no prédio da Prefeitura e outra no espaço Elza.
“A transferência temporária, também ajudou a aproximar o trabalho dos vereadores de diferentes setores da população, ampliando a presença da Câmara em outros ambientes do município”, destacou o secretário.
A administração do Legislativo pretende manter esse vínculo com a comunidade, incentivando a participação dos moradores nas sessões. O objetivo é facilitar o acompanhamento de projetos, requerimentos e demais matérias discutidas pelos vereadores, fortalecendo a transparência e o diálogo com a população.
A data oficial para a retomada das sessões no plenário ainda não foi divulgada. O retorno deve ocorrer após a conclusão da limpeza e da reorganização dos espaços internos, além dos últimos ajustes necessários para deixar o prédio totalmente apto ao funcionamento.

Leia mais: Silos novos e ampliação da rede de água fortalecem comunidades rurais em Guarujá do Sul
Leia mais: GEADA COBRE INTERIOR DE DIONÍSIO CERQUEIRA

Lara Gabriely escreve sobre assuntos locais, mas também sobre assuntos relacionados à política dos estados do Paraná e Santa Catarina, além de outros fatos interesse regional.
Nota Editorial: Este conteúdo faz parte da cobertura jornalística do Jornal da Fronteira, feito por humano com ajuda de ferramentas de inteligência artificial, sob revisão de editor humano.
Sugestões de pauta: Entre em contato via WhatsApp: (49) 3644 1724.
🚀 Aproveite e nos siga no Google Notícias: Clique aqui para seguir o Jornal da Fronteira




