Oportunidade: 9 ideias de renda extra na internet que funcionam em 2025
Conforme uma pesquisa realizada pela ISG Provider Lens Internet das Coisas (IoT), uma empresa especializada em consultoria e pesquisa em tecnologia, mais de 27 bilhões de dispositivos já estão conectados a internet no mundo todo, agora em 2025.
São bilhões de pessoas conectadas ao redor do globo. Só no Brasil, o Censo Demográfico 2022 – Características dos Domicílios, informa que 89,4% dos brasileiros já vivem em domicílios com acesso à internet.
Para quem está em busca de renda extra na internet esses números representam uma coisa: oportunidades. O trabalho online já é realidade, confira a seguir 9 ideias de renda extra online para escolher a sua e começar agora!
1. Seja um freelancer
Freelancer é um profissional autônomo, que presta serviços de forma independente, em qualquer tipo de atividade que possa ser executada de maneira remota. Portanto, aqui temos diferentes categorias de profissionais, incluindo:
- Programadores;
- Desenvolvedores;
- Social Media;
- Jornalistas;
- Redatores;
- Designers:
- Assistentes administrativos;
- Atendentes;
- Tradutores, etc.
Ou seja, se você tem uma profissão que possibilita que você ofereça seus serviços de forma independente, e possa fazer seu trabalho apenas com um computador e um acesso à internet, ser freelancer pode ser para você.
Para começar, você pode utilizar plataformas como o 99freelas, Workana, Upwork ou Fiverr. Esses sites colocam freelancers em contato com potenciais clientes interessados em seu trabalho, facilitando o início da sua jornada em busca de renda extra na internet.
2. Venda seus produtos online
Nem tudo sobre ganhar renda extra na internet envolve produtos digitais. Portanto, se você tem habilidade em produzir artesanato, ou até mesmo tem uma loja física na sua região, saiba que você expandirá suas vendas. E ganhar dinheiro online atuando na internet.
O melhor de tudo é que você não precisa fazer nada complicado, como criar uma loja online do zero. Pois, em sites como o Mercado Livre e a Amazon Brasil, você pode vender seus produtos a pessoas de qualquer lugar do país!
Basta se cadastrar nesses sites, e em outras plataformas similares, da sua escolha, conferir bem quais são as políticas de uso da plataforma escolhida, e começar as suas vendas criando seus anúncios.
Algumas dicas para ser bem-sucedido aqui incluem:
- Fique de olho nas vendas, para não atrasar envios;
- Somente anuncie produtos que você tem no estoque;
- Crie anúncios atrativos e claros;
- Responda mensagens e comentários com agilidade e profissionalismo;
- Entenda as políticas de pagamento e reembolso da plataforma para não ter surpresas.
Ah, se você não tem uma loja, não tem problema. Pois, você pode trabalhar com a revenda de produtos, sejam importados ou brasileiros, e lucrar com a diferença da venda!
3. Marketing de afiliados
O marketing de afiliados é uma das formas mais populares de ganhar dinheiro pela internet, especialmente para quem tem uma boa presença digital e gosta de promover produtos e serviços. Nesse modelo de negócio, você se torna um afiliado de empresas ou marcas e recebe comissões por cada venda ou ação realizada através do seu link de afiliado.
Vamos ser sinceros: essa é uma das melhores formas de ganhar renda extra na internet, e pode até se transformar em sua fonte de renda principal. Mas, isso só vai funcionar se você já tiver algum canal de comunicação com o público alvo do nicho que pretende atuar, e contar com uma boa audiência nesse canal.
Por exemplo, você pode ter uma conta no Instagram que já contabiliza alguns milhares de seguidores, um blog com um bom número de acessos mensais ou um canal no YouTube, com uma boa audiência.
Por que dizemos isso? Bem, porque a maioria dos programas de afiliado que você irá encontrar, especialmente o da Amazon, um dos melhores e mais cobiçados, irá solicitar que você indique o endereço online do canal onde fará suas vendas. E farão uma análise da viabilidade desse canal em vender, entre outros detalhes, antes de aceitar você como membro do programa.
Então, se deseja investir aqui, pense primeiro no canal onde divulgará seus links, e o sucesso será mais garantido!
4. Dê aulas online
Se você é um professor de qualquer especialidade, saiba que existe um grande mercado online para você: o mundo das aulas na internet. Com a crescente demanda por educação a distância, muitas pessoas estão buscando aprender novas habilidades e aprimorar seus conhecimentos.
Existem diversas plataformas online para professores, como Super Prof, Preply, Udemy, Skillshare e Teachable, que permitem criar e vender cursos. Se preferir dar aulas ao vivo, pode utilizar ferramentas como Zoom, Google Meet ou Skype para se conectar com seus alunos.
Em algumas plataformas é possível até mesmo encontrar alunos presenciais para aulas particulares. Além disso, é você quem decide quantos alunos terá e quanto tempo da rotina irá dedicar a essa atividade.
5. Ofereça consultoria
Dar consultoria é uma forma de conseguir renda extra na internet compartilhando seus conhecimentos com outras pessoas. E existe uma demanda crescente aqui, pois cada vez mais pessoas buscam orientação online em áreas como assuntos jurídicos, contabilidade, marketing digital, programação, entre outras.
Isso abre espaço para que profissionais dessas áreas ofereçam seus serviços como consultores, esclarecendo dúvidas e até mesmo orientando seus clientes passo a passo nos assuntos tratados.
Para oferecer seus serviços de consultoria, existem várias plataformas especializadas que conectam consultores e clientes, como Clarity.fm, CoachAccountable, e Superpeer. Se preferir, você pode criar sua própria página ou site, utilizando ferramentas como Wix ou WordPress, para promover seus serviços e agendar sessões com seus clientes.
Outra boa ideia é divulgar seus serviços nas redes sociais, como Instagram, Facebook e Linkedin, criando conteúdos que demonstrem o valor do seu serviço e se conectem com seu público-alvo.
6. Cursos, treinamentos e e-books
Pessoas com diferentes níveis de formação acadêmica podem se beneficiar dessa forma de conseguir renda extra na internet. Para começar, é preciso reunir dois elementos principais: ter um bom conhecimento em alguma área que seja de interesse de outras pessoas, e saber usar algumas ferramentas digitais, como editores de texto ou câmeras de vídeo, para começar a criar seu conteúdo.
Com um pouco de pesquisa adicional em sites como o Youtube e blogs na internet, você pode descobrir dicas mais especializadas que vão ajudá-lo ao longo do processo, e começar a criar seu material. Depois, você pode colocar seus cursos, treinamentos ou e-books à venda em sites como Hotmart e Amazon, entre outros.
O melhor sobre essa forma de obter renda extra é que um mesmo curso, treinamento ou e-book pode ser vendido para muitas pessoas. Então, há um potencial genuíno de obter um excelente retorno financeiro do investimento inicial, tanto de tempo quanto de recursos, que você precisou fazer para criar o material.
7. Assistir vídeos e fazer pesquisas online
Se o que você quer é algo mais simples, apenas para conseguir uma renda extra na internet mais básica, a opção de assistir vídeos ou fazer pesquisas online, e ser remunerado por isso, é viável. Em aplicativos como Kwai e TikTok, por exemplo, é possível ganhar dinheiro online vendo vídeos e realizando outras pequenas tarefas no app.
Mas, também existem outros sites que pagam para assistir vídeos online, como a Swagbucks, uma plataforma que recompensa seus usuários por assistir vídeos e fazer outras tarefas, como responder pesquisas. O pagamento é feito via PayPal. Há também o InboxDollars, um site similar que também paga para assistir vídeos e fazer outras atividades.
Mas, não espere ganhos muito significativos aqui. Todos esses sites pagam centavos por cada vídeo, e demais tarefas realizadas. Às vezes, podem aparecer tarefas que pagam um pouco mais, mas nem sempre. Logo, você pode esperar conseguir juntar o suficiente para uma recarga de celular, ou outra pequena despesa, ao longo de um mês.
8. Transcrição de áudio
Se você não é bom em criar conteúdos, mas tem um ouvido atento, pode oferecer serviços de transcrição de áudio para ganhar uma renda extra na internet.
Esse serviço consiste em ouvir gravações de áudio, como entrevistas, podcasts ou vídeos, e convertê-las em texto. Profissionais e empresas de diversas áreas, como marketing, jornalismo, educação e saúde, frequentemente precisam desse tipo de serviço para criar transcrições de palestras, reuniões ou eventos gravados.
Existem diversas plataformas online que conectam transcritores e clientes, como Rev, TranscribeMe e GoTranscript, onde você pode se inscrever e começar a trabalhar em transcrições de áudios. Além disso, é um trabalho flexível, que não exige um hardware avançado para começar, permitindo que você inicie facilmente, e trabalhe conforme a demanda, no seu próprio ritmo.
9. Venda seus serviços online
Você é bom em fazer reparos? É eletricista, encanador, pedreiro, um faz tudo ou qualquer outra profissão similar, dessas tão requisitadas em todos os lares brasileiros? Então, você pode ganhar renda extra na internet vendendo seus serviços de forma online, na sua cidade e região!
Para começar a vender seus serviços de reparo ou outros pequenos serviços, o primeiro passo é escolher a plataforma certa. Sites como OLX, GetNinjas, e Habitissimo são específicos para esse tipo de serviço e permitem que você crie um perfil profissional para divulgar suas habilidades e experiência.
Outra opção é usar as redes sociais, como Instagram ou Facebook, para compartilhar fotos de seu trabalho, depoimentos de clientes satisfeitos e promoções. Além disso, uma boa estratégia de marketing boca a boca também pode ser eficaz, incentivando seus clientes atuais a recomendarem seus serviços a amigos e familiares.
Dicas para maximizar seus ganhos com renda extra na internet
Trabalhar online é o sonho de muitas pessoas. E o que começa como uma forma de renda extra na internet, pode sim se transformar em uma boa fonte de renda com o tempo, dependendo do que você escolha fazer online. Mas, esse não é o único fator para o sucesso.
Diversifique suas fontes de renda
Experimente combinar diferentes formas de trabalho, como marketing de afiliados, venda de produtos digitais e serviços de consultoria. Isso pode funcionar muito bem e transformar sua renda extra na internet em fonte de renda principal.
Invista em aprender e se capacitar
O mercado está cada vez mais exigente, o que significa que quem não se atualizar pode ficar para trás. Portanto, se você pretende ganhar renda extra na internet como freelancer, oferecendo cursos, criando produtos digitais, dando aulas ou até mesmo vendendo seus produtos artesanais, busque qualificação dentro da sua área.
Faça cursos e se mantenha informado. Isso vai garantir que você continue oferecendo serviços de qualidade, e se mantenha em dia com as necessidades dos seus clientes. Além de ser um diferencial importante também para destacá-lo perante seus concorrentes.
Invista em automação
Ferramentas como agendadores de posts em redes sociais, sistemas de gerenciamento de tarefas e softwares de contabilidade podem ajudá-lo a organizar melhor sua rotina de trabalho, garantindo que você esteja sempre no controle e maximizar o número de tarefas realizadas no dia.
Faça marketing pessoal
Ganhar renda extra na internet trabalhando online também requer uma estratégia de marketing. Portanto, pense na sua imagem pública na internet e invista em melhorar seu marketing pessoal.
Para a maioria das áreas é essencial ter um portfólio com amostras de trabalhos desenvolvidos para se destacar e ganhar clientes. Isso é necessário, por exemplo, se você é criador de conteúdo, designer ou fotógrafo. Outro ponto importante é manter suas redes sociais em dia, configurar um bom perfil no Linkedin e, se possível, investir em um site pessoal.
Lembre-se também que estratégias educativas, como a criação de vídeos no Youtube, criar um blog pessoal ou produzir conteúdos e vídeos para as redes sociais, como Instagram, TikTok e Kwai, são estratégias válidas, e que funcionam muito bem, na maioria dos casos.
Erros comuns a evitar para ganhar dinheiro online
Por fim, é preciso que você esteja disposto a investir seriamente na sua jornada de ganhar renda extra na internet. Para tornar isso possível, separamos alguns erros comuns que várias pessoas comentem, para que você comece com pé direito, evitando essas armadilhas.
Não ter metas financeiras claras
Quanto dinheiro você quer ganhar? É preciso ter uma estimativa, e conhecimento de preços na sua área de atuação. Por exemplo, existem uma boa diferença entre os valores que você pode ganhar como freelancer e os valores que você consegue receber assistindo vídeos.
Não comece sua jornada sem ter uma ideia do quanto quer ganhar. Estabeleça uma meta financeira realista conforme seu tempo disponível e atividade pretendida. Além disso, pesquise quais são os valores práticos no mercado para sua área, considerando também seu nível de experiência e qualificação.
Não subestime a importância de ser consistente
Outro erro comum é a falta de consistência. Muitos começam com grande empolgação em busca de renda extra na internet, mas desistem logo ao perceber que os resultados não são imediatos.
No entanto, o sucesso online exige paciência e persistência. Seja na criação de conteúdo, na promoção de serviços ou na construção de uma audiência, a consistência é chave. É preciso dedicação contínua para colher os frutos a longo prazo.
Escolha atividades que se aliem com seu interesse
Como mencionamos, trabalhar online ainda é trabalhar. Então, não pense em uma atividade online apenas pelo seu potencial lucro. Considere também seu interesse e gosto pela atividade em questão.
Acredite, seus clientes vão perceber se você não gosta do que faz. Pois, isso normalmente repercute diretamente na qualidade do seu trabalho. E consequentemente, nos seus ganhos financeiros.
Aprendizado e planejamento
Planeja suas ações ao buscar renda extra na internet. É importante pensar em coisas como:
- O que você fará;
- Onde fará;
- Como fará;
- Pode onde irá começar;
- Quanto irá cobrar;
- Como vai captar clientes;
- Como vai receber seus pagamentos;
- O que será necessário fazer para isso acontecer.
Não planejar é um erro que atrasa todo o processo. Além disso, o constante aprendizado, como cursos e treinamentos, é essencial para manter-se competitivo no mercado. Para isso, a própria internet é a solução: do Youtube a plataformas como a Udemy, você pode aprender muito online, e até mesmo em vários cursos gratuitos.
Analise os resultados e ajuste sua estratégia periodicamente
Ninguém quer gastar tempo em algo que não rende os resultados esperados, não é mesmo? Isso é válido para sua fonte de renda extra na internet.
Muitos empreendedores online cometem o erro de seguir uma estratégia sem avaliar o que está funcionando ou não. Portanto, não se esqueça que a análise constante dos resultados é fundamental para ajustar a abordagem e melhorar os resultados.
Use ferramentas de análise para acompanhar o desempenho de suas ações (por exemplo, os próprios indicadores de suas redes sociais ou plataforma de atuação) e, se necessário, faça mudanças para otimizar sua estratégia e aumentar seus ganhos.
Conclusão
Fazer renda extra na internet em 2025 é uma realidade acessível para qualquer pessoa disposta a aprender, se adaptar e colocar em prática as estratégias certas. Conhecendo seu perfil profissional e habilidades, você pode encontrar a melhor opção para ganhar dinheiro online.
Então, o importante é começar, se planejar corretamente e evitar os erros comuns que podem prejudicar seu sucesso. Lembre-se: o segredo para maximizar seus ganhos está na consistência, no aprendizado contínuo e na adaptação das estratégias conforme os resultados.
E, em ter um pouco de ousadia e coragem, para investir em algo novo!