30 municípios são afetados pelas chuvas de janeiro em Santa Catarina

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O relatório emitido na manhã desta segunda-feira, (29), pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretária de Estado da Proteção e Defesa Civil, aponta que desde o dia 27 de janeiro, ao menos 30 cidades de Santa Catarina registraram ocorrências por conta das chuvas. O maior volume de água caiu principalmente na tarde de domingo. As prefeituras ainda estão realizando levantamentos mais detalhados e atendimento junto a população.

Os municípios de Jaraguá do Sul e Massaranduba foram bastante afetados por tempestade local neste final de semana. Na cidade de Massaranduba foram relatados danos materiais, sendo duas residências tomadas pelas águas, bem como foram relatadas quedas de árvores, de barreiras e pontos de alagamento em áreas rotineiras. Em Jaraguá do Sul várias residências foram afetadas com pontos de alagamento e deslizamento pelo município. Foram danos materiais e 23 ocorrências atendidas. Segundo a prefeitura, são 40 pessoas desalojadas na cidade.

São Pedro de Alcântara sofreu com a enxurrada nesse domingo. Os bairros mais afetados são Santa Tereza e Viracopos, deixando 5 famílias isoladas e resgatadas pelo Corpo de Bombeiros Militar. A prefeitura confirmou na manhã desta segunda-feira óbito de um homem (17 anos) que pode estar relacionado com a chuva. O rapaz tentou atravessar um rio de bicicleta quando foi arrastado pela água. O corpo foi localizado nesta madrugada e deu entrada no IML, para confirmação da causa da morte.
Foi ativado o plano de ajuda mútua, onde profissionais do município de Florianópolis estão dando apoio operacional para a cidade de São Pedro de Alcântara.

Em Chapadão do Lageado foi registrada forte enxurrada na tarde de ontem, somente com danos materiais. Já em Porto Belo: registro de desabamento de muro atrás de uma residência na Rua Vila Mateus, bairro Centro. Foi realizada a interdição parcial da residência acima do escorregamento. De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária, a SC 418 – Serra Dona Francisca, está interditada em ambos sentidos na manhã desta segunda-feira.

Em Itapoá: o município segue atuando no restabelecimento da ocorrência registrada no dia 20 de janeiro de 2024.

Itens de Assistência Humanitária entregues pelo Governo do Estado conforme solicitação:

76 Cestas básicas para 7 dias
77 Kits de limpeza
92 Kits de acomodação de solteiro
92 Colchões de solteiro
44 Colchões de casal
44 Kits de acomodação de casal

O Rio Saí-Mirim segue baixando lentamente.
Desabrigados: 73 pessoas

...