Nada desperta tanta admiração e curiosidade quanto a imensidão do espaço sideral. Embora se estime que 95% do universo ainda permaneça desconhecido, as possibilidades do que está lá fora são verdadeiramente infinitas. A quantidade de astros e estrelas visíveis a olho nu é minúscula em comparação com a vastidão do universo, mas está repleta de curiosidades e histórias fascinantes que preenchem uma vida inteira.
Das 88 constelações reconhecidas no céu noturno, 48 delas foram observadas e veneradas desde a Grécia Antiga, contando histórias de divindades e heróis mortais que ganharam lares eternos no firmamento. As constelações descobertas posteriormente também possuem suas próprias lendas. Cada uma dessas narrativas, sejam elas antigas ou mais recentes, são tão maravilhosas quanto os corpos celestes que representam.
1. Ursa Maior
Uma das constelações mais proeminentes do céu noturno, Ursa Maior ocupa uma grande parte do Hemisfério Norte. Segundo a mitologia grega, a bela ninfa Calisto foi transformada em urso por Hera, esposa de Zeus, após descobrir o caso entre os dois. Ursa Maior é a terceira maior constelação do céu e abriga seis galáxias.
2. Andrômeda
Localizada no Hemisfério Norte, a constelação de Andrômeda é vasta e impressionante. Na mitologia grega, Andrômeda foi acorrentada a uma rocha por seu pai, Cefeu, para ser sacrificada ao deus do mar Poseidon. Perseu, montado em seu cavalo alado Pegasus, a resgatou. As constelações de Andrômeda, Perseu e Pegasus estão todas próximas no céu.
3. Pegasus
Pegasus, o cavalo alado da mitologia grega, descansa no Hemisfério Norte ao lado de Perseu e Andrômeda. Filho de Poseidon e Medusa, Pegasus ajudou Perseu a salvar Andrômeda.
4. Delphinus
Na mitologia grega, o deus do mar Poseidon enviou um golfinho mensageiro para a ninfa Anfitrite, com quem desejava se casar. Quando o golfinho retornou com a aceitação de Anfitrite, Poseidon o recompensou com um lugar no céu, representado pela pequena constelação Delphinus.
5. Hércules
Um dos heróis mais famosos da mitologia grega, Hércules (ou Héracles) está imortalizado no Hemisfério Norte. Após um ataque de insanidade que o levou a matar sua família, ele foi obrigado a completar os Doze Trabalhos. Quatro dos monstros que Hércules derrotou também estão representados no céu.
6. Hydra
Hydra, a grande serpente d’água, é a maior e mais longa constelação do céu noturno, estendendo-se pelos Hemisférios Sul e Norte. Hércules foi encarregado de matar Hydra durante seus Doze Trabalhos.
LEIA MAIS: Descubra o lugar mais frio do mundo e sua surpreendente vida extrema
7. Câncer
Esta constelação do zodíaco, localizada no Hemisfério Norte, homenageia um caranguejo corajoso que tentou ajudar Hydra mordendo Hércules no pé. Embora Hércules tenha matado tanto Hydra quanto o caranguejo, este último ganhou um lugar nas histórias celestiais.
8. Draco
Draco, situado no alto do Hemisfério Norte, representa o dragão Ladão, que guardava as maçãs douradas de Hera antes de ser morto por Hércules.
9. Órion
Órion é uma das constelações mais reconhecidas do céu, facilmente identificada por seu cinturão de três estrelas brilhantes: Alnilam, Mintaka e Alnitak. Ele é acompanhado por seus cães de caça, Canis Major e Canis Minor.
10. Canis Major
Canis Major, a leal companhia de Órion no Hemisfério Sul, abriga Sirius, a estrela mais brilhante do céu, localizada no “pescoço” da constelação.
11. Escorpião
Escorpião, a oitava constelação do zodíaco, está no Hemisfério Sul. Diz-se que um escorpião causou a morte de Órion. Para evitar futuros conflitos, os deuses colocaram Escorpião e Órion em lados opostos do céu.
12. Columba
A constelação Columba, situada no Hemisfério Sul, pode representar tanto a pomba enviada por Noé durante a Grande Inundação quanto a ave que ajudou os argonautas a atravessarem o Mar Negro.
LEIA MAIS: Quais são os maiores animais do mundo
13. Ara
Ara, uma constelação no Hemisfério Sul, simboliza o altar do centauro Quíron. Contém a Nebulosa Stingray, a mais jovem nebulosa conhecida.
14. Centaurus
Centaurus, uma grande constelação do Hemisfério Sul, abriga Alpha Centauri, a terceira estrela mais brilhante do céu, e representa o centauro Quíron.
15. Leão
A quinta constelação do zodíaco, Leão, no Hemisfério Norte, simboliza o leão estrangulado por Hércules. A chuva de meteoros Leônidas ocorre anualmente em novembro nesta constelação.
16. Cygnus
Cygnus, a constelação do cisne, no Hemisfério Norte, representa Zeus em uma de suas transformações para seduzir a Princesa Leda.
17. Gêmeos
Gêmeos, a terceira constelação do zodíaco, representa os irmãos Castor e Pólux. Zeus permitiu que os dois permanecessem juntos no céu eternamente.
18. Lyra
Lyra, a lira, simboliza o instrumento criado por Hermes e dado a Orfeu, o lendário músico que tentou resgatar sua amada do submundo.
LEIA MAIS: 5 animais que não possuem sangue vermelho
19. Touro
Touro, a segunda constelação do zodíaco, representa Zeus transformado em um touro para conquistar a princesa Europa.
20. Corona Australis
Corona Australis, uma constelação fraca no Hemisfério Sul, pode simbolizar a coroa de Sagitário.
21. Eridanus
Eridanus, a segunda constelação mais longa, se estende pelo Hemisfério Sul e representa o rio onde Faetonte caiu após perder o controle da carruagem do Sol.
22. Ophiuchus
Ophiuchus, uma grande constelação equatorial, representa Esculápio, o deus da medicina, e é a única constelação no caminho eclíptico do Sol não incluída no zodíaco.
23. Peixes
Peixes, a última constelação do zodíaco, representa Afrodite e Eros transformados em peixes para escapar do monstro Tifão.
24. Cruzeiro do Sul
Embora pequena, a constelação Cruzeiro do Sul é uma das mais significativas do Hemisfério Sul, aparecendo em várias bandeiras nacionais devido à sua forma de cruz e importância para a navegação.
LEIA MAIS: As melhores simpatias para fazer a pessoa ficar loucamente apaixonado por você
25. Virgem
Virgem, a segunda maior constelação, visível durante maio, representa várias figuras femininas da mitologia grega.
26. Carina
Carina, ou Quilha, representa uma parte do navio dos Argonautas e é conhecida por suas estrelas brilhantes no Hemisfério Sul.
27. Sagitário
Sagitário, a nona constelação do zodíaco no Hemisfério Sul, pode representar vários personagens mitológicos, como o caçador e músico Crotus.
28. Monoceros
Monoceros, a constelação do unicórnio, é notável por abrigar Plaskett, uma das maiores estrelas binárias conhecidas.
29. Camelopardalis
Camelopardalis, uma das maiores constelações do Hemisfério Norte, foi adicionada ao conjunto de constelações no século XVII.
30. Fênix
A constelação de Fênix, localizada no Hemisfério Sul, simboliza a ave mitológica que renasce das próprias cinzas, um emblema de imortalidade e renascimento. Introduzida por navegadores holandeses no século XVI, Fênix não faz parte das constelações originais da antiguidade grega, mas sua lenda ressoa com força, evocando temas de regeneração e eternidade que fascinam a humanidade até hoje.
Conclusão
As constelações que adornam nosso céu noturno são mais do que simples aglomerados de estrelas; elas são histórias vivas que ligam o presente ao passado mitológico. Cada constelação tem sua própria narrativa, seja de heróis, deuses ou criaturas fantásticas, e continua a inspirar e fascinar os observadores do céu ao redor do mundo. Ao explorarmos essas histórias, ganhamos uma maior apreciação pelo cosmos e pelas culturas antigas que os contemplaram com tanto fascínio.
Jornal da Fronteira junto com Você!
Whatsapp JF +55 49 9809-2923 – Canal direto com nossa redação!