O Programa CastraPet atende cães e gatos de famílias em vulnerabilidade, com foco em controle populacional, saúde pública e prevenção de maus-tratos
O município de Barracão recebeu, nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, a etapa local do programa Castra Pet, iniciativa do Governo do Estado do Paraná em parceria com a prefeitura, voltada à castração de cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade. A ação ocorreu ao longo da manhã e atendeu mais de uma centena de animais previamente cadastrados.
O secretário de Agricultura, Mauro Venturino, responsável pelo acompanhamento da atividade no município explicou a dinâmica do atendimento e a origem do programa realizado através da parceria entre Estado e município.
““Esse é um programa do governo do Estado do Paraná que percorre os municípios. Em Barracão foram 114 animais inscritos e que passaram pelo procedimento. É uma parceria do governo do Estado do Paraná com a Prefeitura Municipal de Barracão, que vai trazer muitos benefícios para as famílias que têm animais, evitando a procriação indesejada, deixando os animais mais calmos e evitando, futuramente, que alguns desses animais vão viver em situação de rua”, comentou Mauro.
Ao abordar a relação entre castração e prevenção de maus-tratos, ele destacou a importância da medida para reduzir o abandono.
“O objetivo principal é evitar que os animais terminem em situação de rua, onde ocorre a maior parte dos maus-tratos. Ao prevenir a procriação indesejada, as famílias mantêm melhor controle sobre seus pets, reduzindo esses riscos”, completou.
O médico-veterinário Evandro Alves, responsável pela supervisão técnica em conjunto com o Instituto Água e Terra (IAT), reforçou os impactos sanitários da iniciativa.
“Este foi um dia muito importante para Barracão. Estamos com a parceria do Governo do Estado e do IAT, promovendo a castração de cães e gatos para controle populacional no município”, disse ele, confirmando os números: “O cadastro totalizou 114 animais, mas realizamos cerca de 100 castrações no dia”.
Segundo o veterinário, é necessário destacar também os benefícios para a saúde coletiva.
“Essa é uma questão crucial de saúde pública, pois reduz a transmissão de doenças zoonóticas para a população humana. Além disso, combate maus-tratos e melhora as condições gerais dos animais, evitando o abandono e promovendo bem-estar”, concluiu o profissional.
Através do Programa Castrapet, o município de Barracão reforça as políticas públicas que integram assistência social e proteção animal, beneficiando diretamente a comunidade.



Leia também:
- Nova UBS de Bom Jesus deverá ser inaugurada em abril
- Comidas que dão mais fome em vez de saciar: o efeito surpreendente de certos alimentos no apetite
- Olhos pintados na parte traseira do gado reduzem ataques de leões e leopardos



