10 melhores livros de psicologia para ler em 2024

Caro amante da psicologia, se você está procurando leituras iniciais sobre esse assunto, este artigo é para você. Aqui foram selecionados os 15 melhores livros de psicologia que você não pode deixar de ler de jeito nenhum. Desde clássicos a obras atuais, cada um desses livros tem o poder de transformar completamente o seu entendimento sobre a mente humana e o comportamento.

1 – Rápido e devagar: Duas formas de pensar (Daniel Kahneman)

“Rápido e devagar: Duas formas de pensar” explora como as pessoas tomam decisões e pensam em diferentes situações. Kahneman argumenta que existem dois sistemas de pensamento: o Sistema 1, que é rápido e automático, e o Sistema 2, que é mais lento e consciente. E ele explora como esses sistemas interagem e influenciam as escolhas que as pessoas fazem em diferentes contextos, desde decisões financeiras até julgamentos morais.

2 – Princípios Básicos de Análise do Comportamento (Márcio Borges Moreira)

“Princípios Básicos de Análise do Comportamento” é uma introdução à Análise do Comportamento, focando no estudo do comportamento observável e mensurável. Apresenta os principais conceitos de forma clara e acessível, com exemplos práticos para facilitar a compreensão.

3 – Treino de Funções Executivas e Aprendizado (Ana Paula Pissarra Marques)

“Treino de Funções Executivas e Aprendizado” oferece programas práticos para o desenvolvimento escolar e organização cognitiva, ajudando crianças e adolescentes a melhorar suas habilidades de automonitoramento, planejamento, resolução de problemas, entre outras.

4 – Introdução às obras de Freud, Ferenczi, Groddeck, Klein, Winnicott, Dolto, Lacan (J.-D. Nasio)

Este livro apresenta de forma acessível a obra dos principais teóricos da psicanálise, permitindo compreender suas principais ideias e como aplicá-las na prática clínica.

5 – História Da Psicologia Moderna (Duane P. Schultz)

“História da Psicologia Moderna” aborda os principais eventos, descobertas e teorias que moldaram a psicologia moderna, proporcionando uma visão abrangente do desenvolvimento da área.

Quer ver mais indicações de livros?

6 – Introdução à Psicologia: Temas e Variações (Wayne Weiten)

“Introdução à Psicologia: Temas e Variações” aborda diversos temas em psicologia, utilizando exemplos cotidianos para explicar conceitos complexos, sendo uma leitura essencial para quem deseja entender a diversidade da área.

7 – Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais (Paulo Dalgalarrondo)

Este livro aborda diversos transtornos mentais, destacando sua semiologia e oferecendo uma visão crítica e reflexiva sobre a psicopatologia.

8 – Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e Prática (Judith S. Beck)

Este livro oferece uma abordagem clara e prática da terapia cognitivo-comportamental, apresentando técnicas específicas para o tratamento de transtornos mentais.

9 – Introdução à Psicologia Junguiana: Introdução à Psicologia Junguiana (Calvin S. Hall)

“Introdução à Psicologia Junguiana” apresenta os principais conceitos da psicologia analítica de Jung, incluindo o inconsciente pessoal e coletivo, os arquétipos e a individuação.

10 – A psicologia do sonho: Psicanálise Para Principiantes (Sigmund Freud)

“A Psicologia do Sonho: Psicanálise para Principiantes” apresenta de forma acessível a teoria da interpretação dos sonhos de Freud, destacando sua relevância para a compreensão do inconsciente.

Ah, a Psicologia tem uma vastidão de livros incríveis! Alguns dos mais renomados incluem “A Interpretação dos Sonhos” de Sigmund Freud, “O Homem em Busca de um Sentido” de Viktor Frankl e “Pensando, Rápido e Devagar” de Daniel Kahneman. Claro, a melhor escolha depende do que você está buscando entender!

...